Dicas de como aproveitar as delícias e não engordar em datas comemorativas

Olá pessoas lindas!

Nosso ano está repleto de datas comemorativas não é mesmo?

Desde as festas de final de ano, confraternizações, almoço com a família, aniversários, casamentos, formaturas, encontros com os amigos. Passamos também por: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, enfim são diversas datas comemorativas e todas elas envolvem COMIDA. E aí, surgem grandes questões:

  • Será que vou resistir e manter a dieta?
  • Será que tem problema eu comer um docinho?

Vou mostrar algumas dicas que podem te ajudar a curtir todos esses momentos importantes sem sabotar a sua dieta.

A primeira dica que dou é talvez, a mais importante:

Reveja seu conceito de Festas e de Família!

Pode parecer simples, mas quando pensamos em comemoração, normalmente já pensamos em chocolate, doces, bebidas, refrigerantes.

Mas qual seria o verdadeiro sentido comemorar para você?
Cada um tem um significado, mas responda dentro daquilo que faz sentido para você e tenho certeza de que a resposta seja muito além de simples comes e bebes!

Mas se for, tudo bem! Talvez seja o momento de você buscar um pouco mais do que a mídia e o comércio te propõe.

Comemorar no dicionário é: Celebrar, Memorar, trazer à lembrança, homenagear. E todas essas definições são importantes. E muito importantes.

E qual o sentido de família para você?
Talvez você vá se reunir com amigos e está tudo bem! Mas qual o sentido disso? Apenas comilança? Festa tem haver só com comida? Ou é algo mais especial, como estar próximo, conversar, brincar, recordar… ? São tantos os significados e varia de acordo com as percepções de cada um.

O que quero fazer com isso é levar você a refletir que nem tudo está ligado à comer e quando está não precisa de exageros. E isso tudo não significa que você não vá poder comer chocolates ou doces, se quiser coma, e para ajudar vou listar abaixo, algumas dicas para você minimizar os efeitos:

 Os exercícios intensos e freqüentes garantem que seu metabolismo já esteja em alta antes mesmo de começar esse período festivo. O site Senhor Tanquinho, separou algumas dicas especiais, para que você possa aproveitar as festas e encontros sem culpa e sem atrapalhar demais o seu progresso, pelo qual você tanto batalha no restante do ano, que ele chama de “controle de danos”, vamos conferir?

Funciona assim: para que os efeitos das calorias ingeridas sejam os menores possíveis, nós faremos com que elas sejam direcionadas, preferencialmente, para os músculos.   Sendo assim, o que sugerimos, caso você vá à academia, é que faça o seu treino imediatamente antes das refeições em que for ingerir calorias em excesso.   A ideia por trás disso é criar uma depleção nos depósitos de glicogênio nos tecidos musculares, de tal forma que os nutrientes que você comer sejam direcionadas para eles – em vez de serem usadas para formar aquele depósito de tecido adiposo ao redor da sua cintura. Além do mais, ainda há o aumento da sensibilidade à insulina provocado pelos exercícios, que também exerce seu papel ao diminuir o armazenamento de gordura.   E se a desculpa é que no domingo a academia está fechada, existe uma forma de fazer isso em sua casa, ele também nos ensina:   E uma das formas mais eficientes de fazer isso é com uma série de agachamentos. Fazendo de 30 a 50 repetições desse simples exercício você já consegue colher benefícios que, de outra maneira, não estariam acessíveis a você durante este dia.  

Outro exercício simples para ser feito em conjunto com os agachamentos são as “flexões de parede”  ou extensões de tríceps feitas na parede.   E o melhor é que ambos os exercícios exigem praticamente zero de espaço físico ou de equipamento para serem executados, podendo ser feitos onde quer que você esteja.  

  Lembrando que, estes benefícios  são independentes – isto é, você não precisa fazer um para colher as vantagens do outro (mas, se fizer ambos, somará os benefícios!)  

    Espero ter ajudado você a Refletir sobre o verdadeiro sentido de comemorar e de encontro.

Se você comer algo fora da dieta, coma sem culpa, pois tudo o que tira nossa paz, não vale a pena.   Porque o mais importante é: SER FELIZ e estar JUNTO daqueles a quem amamos.

O seu feedback é importante, deixe sua crítica!

“Coma com moderação!”

Silvana Bernardo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu