Gestação: um incentivo para uma alimentação mais saudável

Durante a gestação, a maioria das orientações que a mulher deve seguir em relação à alimentação, são semelhantes às indicações para qualquer pessoa que queira comer bem: refeições com alimentos variados e frescos, com bastante verdura e fruta, evitando opções industrializadas, gordurosas, com muito sal ou açúcar. Mas alguns cuidados são ainda mais importantes para quem está nutrindo uma vida em seu ventre. Um deles tem a ver com os alimentos crus, que quando não higienizados da maneira correta, podem apresentar riscos de contaminação e doenças.

A alimentação correta ajuda muito a mulher a ter uma gestação saudável. Contribui também para o bebê se desenvolver com saúde e ter um bom peso ao nascer. E esse cuidado já pode iniciar antes mesmo da gravidez começar, quando a mulher decide se preparar para ter um filho.

A alimentação saudável envolve variedade, alimentos frescos e bem lavados. Também tem a ver com a diminuição do uso de sal e açúcar, bem como de itens industrializados – orientações que valem para qualquer pessoa, não apenas gestantes. 

O ferro contribui para a imunidade da gestante e evita a anemia, em decorrência da deficiência desse nutriente. Os alimentos que são ricos em ferro podem vir de fontes animais e vegetais. As fontes animais seriam as carnes, principalmente, a carne vermelha, a carne de gado, aves e vísceras, como coração e fígado. E os alimentos de fontes vegetais de ferro seriam mais os da classe dos feijões: feijões, lentilha, ervilha, grão de bico. Também, os vegetais folhosos de tom verde-escuro. Essas fontes de ferro vegetal necessitam da ajuda da vitamina C e da vitamina A para uma melhor absorção pelo organismo.

Alimentar-se bem significa: alimentar-se em quantidade e qualidade adequada. E comer o que a gente chama de “comida de verdade”: arroz, feijão, as carnes, frutas, legumes. Alimentos que são ricos em vitaminas, minerais, fibras, que vão trazer tudo o que o bebê e a gestante necessitam.

Silvana Bernardo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu